Bulking e Cutting

O bulking e o cutting são fases produtivas do fisiculturismo, o bulking é a adição e o cutting a subtração. No cutting você remove a gordura preservando o máximo de massa muscular – de forma irônica, o bulking é a fase onde tentamos ganhar massa muscular evitando o máximo o ganho de gordura corporal.

“Bulking Leve” ou Cutting para Crescer

Se você freqüenta fóruns sobre musculação ou lê bastante sobre o assunto você já deve ter visto muito estes termos. Aparentemente o bulking leve ou cutting para crescer são formas para se ganhar massa muscular sem ganhar gordura ou fazer o milagre de perder peso e ganhar massa ao mesmo tempo. Com certeza são muito atrativos, mas nem de longe são os mais efetivos.

Se você quer poupar uma grande dor de cabeça e a chance de se decepcionar, eu sugiro que você escolha fazer um cutting ou um bulking correto. Não faça a besteira de tentar definir e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. O máximo que você vai conseguir é ganhar um pouco de massa ou perder um pouco de gordura, ou muito pouco dos dois. Focar nos dois ao mesmo tempo é extremamente difícil e desgastante.

Coloque algo na sua cabeça: fisiculturismo é um estilo de vida e requer determinação, trabalho duro e especialmente tempo. Faça uma coisa de cada vez e não coloque a carroça na frente dos bois.

Fisiculturistas Famosos em Off-Season

Até mesmo a elite abre mão da definição para colocar mais massa muscular na carcaça!

Se você está acima do peso, faça um cutting até perder o acúmulo de gordura e então faça um bulking para ganhar massa com o mínimo de gordura, lá para frente você conseguirá perder o resto das gorduras e mesmo assim manter a maior parte da massa muscular que ganhou.

Se você está “abaixo” do peso, comece a formular o seu bulking e boa sorte nos ganhos. Caso acumule gordura no caminho, não estrague seu treinamento tentando perder essa gordura. Ganhe o máximo possível e lá na frente pense em queimar esse excesso.

Bulking Sujo

Na maioria das vezes este termo é usado como uma desculpa esfarrapada para se entupir de porcaria. Também é o famoso caso daquele cara que é gordinho e diz que está em off-season. Só se for off-season eterno.

Bulking é uma forma sistemática para ganhar peso e força, ou seja, você estará ciente de tudo o que está ingerindo: calorias, proteínas, gorduras e carbos. Controlando todos os nutrientes para gerar hipertrofia e ganho de massa com o mínimo de gordura.

Bulking Sujo é a forma de ganhar peso comendo todo tipo de porcaria possível para alcançar uma quantidade de calorias estratosférica no fim do dia. Alguns fisiculturistas(Lee Priest) fazem uso desta técnica, mas a sua genética e uso de certas substâncias ajudam com total eficácia na hora do cutting. Muitas pessoas que entram no perigoso bulking sujo não conseguem sair mais e acabam com grandes quantidades de gordura acumulada.


Lee Priest em Off-Season

Palavras Finais

Toda essa confusão que gira em torno do bulking e cutting geralmente é gerada pela pressa pelos resultados. Porém, escolher métodos mirabolantes como crescer e definir ao mesmo ou usar um bulking sujo vai fazer com que a sua jornada seja mais demorada ainda. Se você quer resultados “rápidos”, porque não fazer as coisas da maneira correta ?

No fisiculturismo geralmente o caminho mais difícil é o mais rápido e eficiente, por mais demorado que pareça ser.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário